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5 dicas para melhorar a imunidade

Controlar o estresse, priorizar o consumo de vitaminas e ter um sono reparador são atitudes fundamentais para manter fortes as defesas do organismo

Mesmo que você não enxergue, existe em seu organismo um exército de células sempre pronto para te defender em caso de ataques externos, como de vírus, bactérias e outros microrganismos patogênicos. No entanto, a qualidade dessa defesa depende muito de nossos hábitos de vida¹.

Por essa razão, é importante adotar vários cuidados para manter a imunidade sempre na sua melhor performance, e isso envolve se alimentar bem, ter um sono reparador, evitar dietas restritivas, entre outros fatores. Veja abaixo o que você pode fazer para ajudar a manter suas defesas fortes e evitar infecções oportunistas:

1. Durma bem: Não tem jeito, o sono é imprescindível para manter a imunidade em ordem. Quando dormimos mal, a liberação do hormônio cortisol aumenta, e ele é um dos responsáveis por baixar a imunidade. Portanto, programe-se para dormir suficientemente todos os dias e, se necessário, procure a ajuda de um especialista em sono. ²

2. Controle o estresse: O sistema imune está muito ligado a nossas emoções. 3,4 Na verdade, o problema está no estresse contínuo, conhecido por estresse crônico, pois ele é capaz de derrubar as defesas do corpo, o que nos deixa suscetíveis a infecções oportunistas, como as de vírus e bactérias. Portanto, na medida do possível, busque atividades para relaxar, como exercícios físicos e meditação.5

3. Alimente-se corretamente: É fundamental manter uma alimentação saudável e nutritiva para que a imunidade se mantenha alta.¹ Vitaminas e minerais, como as vitaminas B6, C, E, ácido fólico, zinco e selênio, dão uma força para o nosso sistema imune.1,6 Para quem não consegue ingerir todos os nutrientes necessários por meio da alimentação, lançar mão de suplementos vitamínicos pode ser uma alternativa para suprir essa necessidade. Targifor+C, é indicado para combater o cansaço por meio do Aspartato de Arginina que tem efeitos benéficos no sistema imunológico.

4. Evite dietas restritivas: Estar acima do peso não é saudável, mas para voltar ao peso ideal é importante fazer uma dieta saudável e rica em nutrientes, afinal, eles são fundamentais para manter a imunidade em ordem. Uma dieta restritiva e sem a quantidade de vitaminas necessárias, por exemplo, pode enfraquecer o organismo e facilitar a entrada de vírus e bactérias. Portanto se quiser emagrecer é aconselhável procurar o auxílio de um especialista e manter uma dieta saudável.6

5. Pratique exercícios: Exercício físico é essencial para uma vida longa e sadia, já que ajuda a evitar diversos tipos de doenças, como problemas cardíacos, diabetes e pressão alta.7 Além disso, a atividade física é um fator importante para melhorar a imunidade, por isso procure deixar o sedentarismo de lado e comece a se exercitar.7 Porém, nada de exagerar: exercícios intensos podem provocar o efeito contrário, afetando a imunidade e derrubando as defesas do organismo.8

  • 1. CHILDS, Caroline E.; CALDER, Philip C.; MILES, Elizabeth A. Diet and Immune Function. Nutrients. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6723551/. Acesso em 24 de março de 2020.
  • 2. PALMA, Beatriz Duarte; TIBA, Paula Ayako, Ricardo Borges Machado et al. Repercussões imunológicas dos distúrbios do sono: o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal como fator modulador. Brazilian Journal of Psychiatry. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462007000500007. Acesso em 24 de março de 2020.
  • 3. GLASER, Ronald. Stress Damages Immune System and Health. Discovery Medicine. Disponível em: http://www.discoverymedicine.com/Ronald-Glaser/2009/07/18/stress-damages-immune-system-and-health/. Acesso em 24 de março de 2020.
  • 4. MOREY, Jennifer N.; BOGGERO,Ian A.; SCOTT, April B. Current Directions in Stress and Human Immune Function. Current Opinion in Psychology. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4465119/. Acesso em 24 de março de 2020
  • 5. Mayo Clinic. Stress management. Healthy Lifestyle. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/basics/relaxation-techniques/hlv-20049495?p=1. Acesso em 24 de março de 2020.
  • 6. MAGGINI, Silvia; WINTERGERST, Eva S.; BEVERIDGE, Stephen. Selected vitamins and trace elements support immune function by strengthening epithelial barriers and cellular and humoral immune responses. British Journal of Nutrition. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/selected-vitamins-and-trace-elements-support-immune-function-by-strengthening-epithelial-barriers-and-cellular-and-humoral-immune-responses/94B772EB747D1E5CD9FAC8F90937AA9F. Acesso em 24 de março de 2020.
  • 7. Mayo Clinic. Healthy Lifestyle. Fitness. Aerobic exercise: Top 10 reasons to get physical. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/aerobic-exercise/art-20045541. Acesso em 24 de março de 2020.
  • 8. HACKNEY, Anthony C.; KOLTUN, Kristen J. The immune system and overtraining in athletes: clinical implications. Acta Clinica Croatica. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23540172. Acesso em 24 de março de 2020.
  • MAT-BR-2100655
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Referência:
1. Bula do produto.