Este aminoácido está envolvido em diversas áreas do seu metabolismo1 e, apesar de tanto o aspartato como a arginina serem produzidos pelo seu corpo, a ingestão destes aminoácidos via alimentação ou suplementação é determinante para manter os níveis adequados no sangue3.
A vitamina C funciona como uma importante vitamina antioxidante, que participa em várias reações metabólicas no organismo, como o metabolismo de ácido fólico, fenilalanina, tirosina, ferro, histamina, metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e carnitina.
Esta vitamina é também muito importante na síntese de colágeno, razão pela qual está muitas vezes presente nos suplementos de colágeno. O colágeno é essencial para a manutenção da pele, mucosas, ossos, dentes e preservação da integridade dos vasos sanguíneos.
Além disso, desempenha também um papel fundamental no funcionamento do sistema imune, já que contribui para a proteção das células contra a ação dos radicais livres, bem como de espécies reativas de oxigênio, que são gerados pela resposta inflamatória. A vitamina C também é necessária para o bom funcionamento dos glóbulos brancos, sua movimentação, eliminação de vírus e bactérias e cicatrização de feridas.
Ela pode ser encontrada em quase todos os alimentos ricos em proteínas animais e vegetais: