Blog

Supere o cansaço e aumente sua energia

Confira as dicas que preparamos para você fortalecer seu metabolismo

Falta de energia, sono e cansaço são alguns dos principais obstáculos para quem deseja ser mais produtivo, seja no trabalho, nos estudos ou em casa, e ter uma rotina mais ativa. O sentimento de cansaço físico se manifesta principalmente em pessoas que têm uma rotina corrida. O problema pode ser combatido com algumas mudanças simples no dia a dia, com a adoção de hábitos mais saudáveis.

Confira 5 dicas para combater a falta de energia e ter uma vida mais equilibrada e produtiva:

1. Priorize um café da manhã equilibrado Enquanto algumas pessoas consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia, outras omitem esse hábito. Estudos mostram que o desjejum garante cerca de 25% do total energético necessário para o dia. Quando feita de forma equilibrada, portanto, essa refeição ajuda a combater o cansaço físico, pois aumenta a disposição. Em relação aos benefícios à saúde, está associada ao baixo risco de obesidade e sobrepeso. Por outro lado, pular o café da manhã impede a elevação da glicemia, processo que é fundamental para fornecer energia ao organismo.¹

É importante que o café da manhã tenha opções saudáveis e ricas em nutrientes para que todos os benefícios sejam aproveitados. Uma refeição com qualidade nutricional é composta por frutas, geleias, cereais integrais e fontes de cálcio, como leites, iogurtes e queijos. Alimentos muito gordurosos precisam ser evitados.¹

2. Durma bem e no mesmo horário Embora uma boa quantidade de horas de sono seja fundamental para afastar a falta de energia, sono e cansaço durante o dia, não convém exagerar. Ao contrário do que muitos pensam, pessoas que dormem muitas horas seguidas (em geral, mais de 8) também podem ser sentir cansadas. Além disso, manter uma rotina de horários e procurar dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário ajuda seu organismo a ficar regulado.²

3. Aposte em alimentos energéticos Além de caprichar no café da manhã, também é importante apostar em alimentos energéticos nas outras refeições. Eles vão te ajudar ter mais energia e evitar o sono após o almoço ou durante a tarde. As chamadas “gorduras boas”, como as oleaginosas, abacate e azeites, são boas fontes de energia para o dia. As fibras também podem contribuir para o combate do cansaço, por isso, consuma frutas, verduras e legumes nas principais refeições.³

4. Faça exercícios físicos Quando você está cansado, pode ser difícil fazer exercícios, mas atividades físicas moderadas são aliadas da disposição. Práticas como caminhada, corrida, natação ou pilates ajudam a elevar o nível de energia e reduzir as dores no corpo. Além de proteger o coração, aumentar a densidade óssea e diminuir o risco de doenças degenerativas, a prática regular de exercícios físicos também aumenta a sensação de bem-estar e afasta a preguiça, estresse e cansaço mental.4

5. Procure um multivitamínico Uma dieta rica em nutrientes é essencial para manter a saúde e ter mais energia no dia a dia. Mas como nem sempre a alimentação consegue suprir sozinha toda a demanda de vitaminas e minerais do organismo, tomar um multivitamínico pode ajudar a combater a falta de energia e o cansaço físico.5 Para encontrar o melhor produto para você, analise os nutrientes presentes em cada multivitamínico - que podem ter indicações específicas para mulheres, idosos e outros grupos. Targifor+C, carrega em sua composição as vitaminas e aminoácido que ajudam a combater o cansaço físico e mental.

  • 1. TRANCOSO, Suelen Caroline; CAVALLI, Suzi Barletto; PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa. Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde. Universidade Federal de Santa Catarina. Outubro de 2010.
  • 2. Harvard Health Publishing. Learn how to sleep again. Abril de 2013
  • 3. BARRETOL, Sandhi Maria; PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira; SICHIERI, Rosely; MONTEIRO, Carlos Augusto; FILHO, Malaquias Batista; SCHIMIDT, Maria Inês; LOTUFO, Paulo; ASSIS, Ana Marlúcia; GUIMARÃES, Valéria; RECINE, Elisabetta Gioconda Iole Giovanna, VICTORA, César Gomes, COITINHO, Denise; PASSOS, Valéria Maria de Azeredo. Análise da estratégia global para alimentação, atividade física e saúde, da Organização Mundial da Saúde. 2005.
  • 4. ANTUNES, Hanna K.M.; SANTOS, Ruth F.; CASSILHAS, Ricardo; SANTOS, Ronaldo V.T.; BUENO, Orlando F.A.; DE MELLO, Marco Túlio. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, março e abril de 2006
  • 5. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Medline Plus - Vitaminas
  • MAT-BR-2100655
Targifor c na drogaraia
Targifor c na drogaria são paulo
targifor c na drogasil
Targifor c na ultrafarma
Targifor c na pague menos
Targifor c na drogaria araujo
Targifor c na panvel
Targifor c na venancio

Referência:
1. Bula do produto.