homem em home ofice, com uma mão no rosto aparentemente cansado, e outra segurando óculos

Cansaço: o que é, sinais, causas e tratamento

Afinal, como definir o que é cansaço? Bem, todos sabem - e inclusive reclamam - quando estão se sentindo sem energia, exaustos e fatigados, não é? Pois é justamente essa falta de ânimo um dos sinais de cansaço1, o que pode indicar que algum esforço além do normal foi feito - como o excesso de atividade física2, por exemplo - ou até mesmo que alguma coisa não anda bem no organismo.

Mas você sabia que até mesmo a falta de exercício pode provocar cansaço3? É por isso que é importante reconhecer os sintomas e entender as causas do cansaço para poder combatê-lo da melhor forma.

Sintomas de cansaço Não é difícil reconhecer quando se está cansado, afinal, basta notar aquele dia em que faltam forças e a vontade maior é voltar para a cama e tirar um cochilo, ou se esticar no sofá para aproveitar uma tarde de sossego, pois o corpo se mostra sem energia4. Veja abaixo alguns dos sinais da fadiga.

- Falta de ânimo: um dos sinais de cansaço é quando a vontade de fazer coisas simples do dia a dia desaparece, pois falta energia no corpo4. É importante, porém, diferenciar essa falta de ânimo da depressão, condição de saúde que envolve muitos outros sintomas3.

- Sono excessivo: o cansaço também apresenta como sintoma a sonolência5, por isso é importante entender se as horas de sono estão sendo suficientes para um bom descanso.

- Concentração prejudicada: o cansaço físico também pode provocar cansaço mental6, atrapalhando a concentração no trabalho ou em outras atividades diárias.

Causas e tratamento Um estilo de vida ruim pode ser uma das causas do cansaço físico. Um exemplo é o consumo excessivo de álcool3, bem como sedentarismo3, alimentação carente em nutrientes importantes3 e sono insatisfatório3. Por isso, veja abaixo o que você pode fazer para melhorar esses sintomas.

Atividade física: a falta de exercícios físicos é uma das causas de cansaço3. Portanto, é importante colocar alguma atividade física na sua rotina, nem que seja uma leve caminhada. Mas atenção: exagerar nos exercícios também é uma das causas do cansaço, portanto mantenha o equilíbrio2.

Tenha uma dieta equilibrada: muitas vezes a causa do cansaço é uma dieta muito restritiva, que não fornece uma quantidade adequada de nutrientes e de energia para o organismo3. Por isso, priorize uma alimentação saudável, equilibrada e com quantidade calórica adequada para o seu porte físico. Um nutricionista pode ajudar a estimar a quantidade ideal para você.

Não abuse do álcool: é necessário não exagerar no consumo de álcool. O excesso é prejudicial à saúde e é uma das causas daquela fadiga3 que parece não ir embora.

Durma bem: quem nunca se sentiu cansado depois de uma noite mal dormida ou de insônia? Pois é. O sono é fundamental para manter a energia em dia, portanto priorize dormir a quantidade de horas que te faz sentir descansado no dia seguinte3.

Suplemente quando necessário: quando se trata de suplementação para combater o cansaço, a arginina pode ser uma aliada. Aminoácido produzido pelo próprio corpo - mas que pode ter sua produção diminuída caso o organismo enfrente algumas situações específicas, como estresse físico7 -, o papel da arginina no organismo, entre outras ações, é eliminar compostos tóxicos formados pelo metabolismo durante o dia a dia8.
Mas, afinal, o que a arginina tem a ver com o cansaço? Para melhor compreensão, o corpo realiza várias reações químicas para poder gerar a energia necessária para as atividades diárias. O problema é que, nessas reações, há a liberação de substâncias tóxicas para o corpo, como a amônia. E a amônia é justamente uma das responsáveis por provocar aquele cansaço que ninguém quer sentir8.
E é nesse ponto que a arginina desempenha seu papel: ela ajuda a eliminar a amônia do organismo, colaborando para também afastar o cansaço. Por isso, quando a arginina está em falta no corpo, é possível notar um aumento da fadiga8.
Suplementar arginina, portanto, é uma estratégia para diminuir o cansaço. Targifor C, por exemplo, conta com aspartato de arginina e vitamina C, compostos que agem em conjunto e ajudam a aliviar o cansaço8.

Consulte um médico: se mesmo com as medidas acima o cansaço persistir, é hora de procurar ajuda médica. O especialista poderá avaliar melhor para entender qual é a causa do cansaço e se há alguma outra condição envolvida.

  • MAT-BR-2104146
Copyright © 2021 Sanofi. Todos os direitos reservados. Última novembro/2021. MAT-BR-2107118. APENAS PARA RESIDENTES NO BRASIL