Blog

5 hábitos que acabam com a sua energia

Má alimentação e excesso de álcool podem estar por trás da fadiga intensa

Tem sentindo-se sem energia ultimamente? Em meio à correria do dia a dia, podemos acabar descuidando de alguns aspectos de nossa saúde, o que leva à falta de energia. Talvez seja hora de repensar alguns hábitos como os listados abaixo:

1. Excesso de carboidratos simples ¹ A resposta para tanto cansaço, principalmente após as refeições, pode estar nos alimentos que você coloca no prato. Alguns estudos mostram que dietas baseadas em carboidratos simples, como arroz, pães e massas de farinha refinada, podem aumentar a sensação de fadiga¹.

Isso porque o consumo desses alimentos eleva o nível de glicose no sangue, estimulando o organismo a aumentar a produção de insulina - que, por sua vez, trabalha para ativar as células musculares e “remover” todo esse açúcar do sangue¹.

O que acontece então, é uma súbita - e rápida - mudança nas taxas de glicose no organismo, após o consumo de carboidratos simples, que está relacionada ao aumento da sensação de cansaço e fadiga¹.

2. Falta de exercícios2,3 Após um longo dia de trabalho, muitas pessoas sentem dificuldade de investir em uma rotina de exercícios físicos. O problema é que esse é um ciclo vicioso: o sedentarismo é um fator que pode estimular o cansaço e aquela sensação de “baixa energia”, entre outras complicações. Isso porque o comportamento sedentário está associado a consequências negativas quando o assunto é saúde mental, incluindo sintomas de depressão, mal-estar emocional e aumento do risco de transtorno de ansiedade².

Manter-se em movimento, por outro lado, é sinônimo de vitalidade. A prática regular de exercícios físicos pode trazer mais felicidade, relaxamento e reduzir a ansiedade. Além disso, o esporte melhora o transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos, ajudando o sistema cardiovascular a trabalhar melhor - o que acaba aumentando os níveis de energia.

3. Sono de má qualidade3,4 O sono é uma necessidade fisiológica de nosso organismo, capaz de afetar funções como secreção hormonal, metabolismo, restauração dos tecidos e sistema imunológico. Por isso, sua importância vai muito além de apenas nos descansar3,4.

Se o cansaço é parte constante de sua vida, talvez seja hora de avaliar como está seu sono. Noites mal dormidas e alguns transtornos (como insônia e apneia do sono) estão associados a problemas de saúde diversos, como depressão, ansiedade e sonolência durante o dia3,4.

Como complemento, temos Targifor +C que leva em sua composição as vitaminas e aminoácido que ajudam a combater o cansaço físico e mental².

4. Hábitos alimentares1,5 Os alimentos são o combustível do nosso corpo. Por isso, uma das consequências de comemos de forma inadequada pode ser justamente a falta de energia. Dessa forma, é importante adotar alguns hábitos mais saudáveis na hora de fazer as refeições, desde planejar lanchinhos ao longo do dia até evitar certos ingredientes.

Consumir mais fibras, proteínas magras, alimentos integrais e evitar o excesso de carboidratos refinados, como citamos acima, são algumas medidas que podem ajudar. E lembre-se: comece o dia com um café da manhã nutritivo, o que também pode melhorar a sensação de energia e bem-estar4.

5. Bebidas alcoólicas6 Muitas pessoas acreditam que tomar um drink à noite seja a melhor maneira de relaxar. No entanto, ingerir bebidas alcoólicas com frequência é outra possível causa de fadiga. Isso porque o álcool pode interferir na qualidade do sono, comprometendo sua disposição no dia seguinte.

Algumas horas após beber, o álcool eleva os níveis de epinefrina - ou adrenalina - no sangue, um hormônio do estresse que aumenta a frequência cardíaca e estimula o organismo como um todo, fazendo com que você desperte no meio da noite. A bebida também relaxa os músculos da garganta, favorecendo problemas de respiração5.

Por isso, a dica é evitar ao máximo este hábito e trocar o álcool por um copo de água. A desidratação, aliás, tem relação com fadiga e fraqueza, o que reforça a importância de se manter hidratado ao longo do dia.

Para todos os momentos, conte também com Targifor+C. O medicamento que contém arginina, que atua no metabolismo energético, auxiliando no combate ao cansaço físico e mental.

  • 1. PHARR, Jennifer R. Carbohydrate Consumption and Fatigue: A Review. Nevada Journal of Public Health: Vol. 7 : Iss. 1 , Article 6. 2000. Disponível em: https://digitalscholarship.unlv.edu/njph/vol7/iss1/6
  • 2. ELLINGSON, L. D.; KUFFEL, A. E.; VACK, N. J.; & Cook, D. B. (2014). Active and Sedentary Behaviors Influence Feelings of Energy and Fatigue in Women. Medicine & Science in Sports& Exercise, 46(1), 192–200.
  • 3. Mayo Clinic. Exercise: 7 benefits of regular physical activity. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/exercise/art-20048389
  • 4. WENDT, Andrea et al. Distúrbios do sono e fadiga durante o dia: dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2019, vol.35, n.3, e00086918. Epub 11-Mar-2019. ISSN 0102-311X.
  • 5. Cleveland Clinic. 5 ways to fight fatigue with food. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/5-ways-to-fight-fatigue-with-food/
  • 6. Harvard Health Publishing. Alcohol and fatigue. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/alcohol-and-fatigue
  • MAT-BR-2100655
Targifor c na drogaraia
Targifor c na drogaria são paulo
targifor c na drogasil
Targifor c na ultrafarma
Targifor c na pague menos
Targifor c na drogaria araujo
Targifor c na panvel
Targifor c na venancio

Referência:
1. Bula do produto.