Conteúdo incluído em: 07 de maio de 2020
O sistema imunológico funciona como uma barreira contra a ação de diferentes microorganismos - bactérias, fungos ou vírus. Composto por moléculas e células espalhadas por todo o corpo, esse sistema é capaz de reconhecer e responder destruindo agentes responsáveis por ataques ao organismo. É assim que o corpo se mantém livre de infecções, tumores e outras doenças. Por diversos fatores, o sistema imunológico pode não conseguir desempenhar sua função e acabar propiciando alguns problemas de saúde.¹ É importante ficar atento aos sinais que podem indicar a baixa imunidade.
Principais sintomas da baixa imunidade O sistema imunológico pode ter o comportamento afetado por diversas condições: genéticas, metabólicas, nutricionais, relativas à idade, entre outras. As infecções causadas pela baixa imunidade costumam ser mais comuns em crianças e idosos. Isso porque o sistema se desenvolve depois do nascimento e precisa de pelo menos um ano para alcançar maior efetividade. Já o envelhecimento provoca muitas mudanças nos sistemas celulares do corpo. Outro ponto de atenção é a ausência de vitaminas e outros micronutrientes no organismo.¹ A baixa imunidade pode se manifestar com diversos sintomas ligados à infecções. Conheça os mais comuns:
1. Cansaço físico e mental Um cansaço que não passa, mesmo depois de algumas horas de repouso, é um fator indicativo de que algo não está bem com sua saúde. Associada a longos períodos de atividade cognitiva, a fadiga mental pode comprometer o desempenho da pessoa em várias áreas da vida.² Por outro lado, a deficiência de nutrientes pode também causar cansaço físico³. A falta de vitamina C4 e proteínas, por exemplo, pode prejudicar o sistema de proteção do organismo5.
2. Gripe persistente Um quadro de gripe que persiste por mais tempo ou a volta dos sintomas quando a pessoa acha que já está curada podem ser sinais de baixa imunidade. Isso ocorre porque, durante o processo de defesa contra o vírus, o sistema imunológico fica mais vulnerável e pode não conseguir bloquear outras infecções6.
3. Distúrbios emocionais Pouca gente associa os efeitos do estresse ou ansiedade à deficiência de nutrientes ou baixa imunidade, mas um distúrbio psicológico também pode surgir a partir de problemas imunológicos. Isso ocorre porque as funções cerebrais estão ligadas aos hormônios e ao sistema imune7.
4. Otites Dores de ouvido frequentes costumam ter relação com a imunidade baixa. As otites, que se apresentam de várias formas, são muito comuns em crianças, mas também podem afetar adultos. Causada por bactérias, a infecção no ouvido vem acompanhada de dores, inchaço no local e secreções. Quadros virais, como a gripe, também podem desencadear as otites¹.
5. Amigdalite Parte do sistema imunológico, as amígdalas têm a função de proteger o corpo de vírus e bactérias que entram pela boca. Por isso, é comum que essas estruturas localizadas na lateral da garganta fiquem inflamadas pela exposição a esses microrganismos. A amigdalite se manifesta com inchaço, placas brancas e dor na garganta, além de dificuldade para engolir².
6. Candidíase A imunidade baixa pode causar uma infecção muito incômoda, especialmente na população feminina: a candidíase. Estudos apontam que cerca de 55,7% das mulheres terão pelo menos um quadro de candidíase vulvovaginal na vida. Apesar de atingir mais os órgãos genitais, o fungo também pode se manifestar na boca, garganta e pele³.
Targifor +C é indicado para combater o cansaço por meio do Aspartato de Arginina que tem efeitos benéficos no sistema imunológico10.